26 de Outubro de 2019

Expo Center Norte

Impressão do Certificado

Palestrantes Confirmados



Adilson Biazotti

Volkswagen

Atualmente no cargo de Gerente de Suporte ao Produto, Biazotti já atuou na Volkswagen como supervisor na fábrica de motores em São Carlos, participou do projeto PQ24 e foi diretor na área de powertrain na unidade em Shanghai, na China. 


Adriano Godinho

FCA - ISVOR

Com formação pelo SENAI-MG e engenheiro mecânico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Adriano Godinho também é bacharel em Matemática com habilitação em Física. Possui pós-graduação em Gestão de Projetos e cursa especialização em Engenharia Automotiva na PUC-MG. Há 9 anos trabalha como Instrutor Técnico do Grupo FCA, com especialização em motores e transmissões. É o responsável pelo desenvolvimento dos cursos de diagnóstico e reparação desses sistemas para a Rede de Concessionárias FCA.


Amauri de Souza Teixeira

General Motors

Engenheiro Sênior na General Motors do Brasil, Amauri é formado em Engenharia Mecânica com ênfase no setor automobilístico pela FEI. Possui 19 anos de experiência na indústria automotiva, trabalhando em diversas áreas em engenharia de motores, incluindo os cargos de Engenheiro Líder de Componentes de Motores e Engenheiro da Qualidade de Fornecedores.


André Vaz Santos

Delphi Tecnologies

Com mais de 12 anos de experiência no mercado automotivo, André é engenheiro de Desenvolvimento de Produto e Aplicação da Delphi Technologies, focado em galeria de combustível, injetor e injetor aquecido de combustível.  Colaborador da companhia desde 2007, o profissional é graduado em Engenharia Mecânica, pela Escola de Engenharia de Piracicaba, e possui MBA em Gestão de Projetos pela ESALQ – USP. 


Antônio Alexandre Ferreira Correia

BR Distribuidora

Engenheiro de Produtos na BR Distribuidora, Antônio Alexandre Ferreira Correia possui 29 anos de experiência em combustíveis e lubrificantes. É Técnico Mecânico pela CEFET-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica "Celso Suckow da Fonseca" - RJ) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Gama Filho. Possui, ainda, MBA em Administração de Marketing pela CEFET-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica "Celso Suckow da Fonseca" - RJ).


Arley Barbosa da Silva

Promax Bardahl

Coordenador do Depto Técnico de Engenharia e Lubrificação na Promax Bardahl desde 2013, Arley é formado pela Faculdade Politécnica de Jundiaí no curso de Engª Mecânica. Também é pós-graduado em Gestão Automotiva pela Faculdade Engenharia Industrial (FEI) e soma 14 anos de experiência no Depto. Técnico com atividades em Assistência Técnica, Treinamento Técnico e Comercial, Homologação, Teste e Validação de Novos produtos. É ainda Vice-coodenador da comissão de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, IBP e ABNT na AEA.


Carlos Scandura

PSA

Carlos Scandura é formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e tem mestrado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI. Ingressou no Groupe PSA no Brasil em 2009, e hoje é Engenheiro de Desenvolvimento de Produto Sênior da área de Powertrain América Latina. 


Daniel Morroni

Volkswagen

Diretor de pós-vendas da Volkswagen para a América do Sul, Daniel Morroni está  há 22 anos na Volkswagen do Brasil. É formado pela Fundação Dom Cabral, The George Washington University e Fundação Getúlio Vargas.


Dercyde Gomes

PSA

Diretor de Pós Vendas Peugeot, Citroën e Eurorepar Brasil, Dercyde Gomes atua há mais de 24 anos no mercado automotivo, com vivência em Concessionárias de Veículos e Montadoras e atuação em diferentes áreas, tais como vendas, marketing, desenvolvimento de rede e pós-vendas. É formado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto e está há quase seis anos no Groupe PSA.


Diego Riquero Tournier

Bosch

Diego Riquero Tournier é uruguaio e começou sua carreira no setor automotivo em oficinas mecânicas como aprendiz, lavador de peças e assistente em geral. Hoje, formado em Marketing pela Universidade Paulista e pós-graduado com um Master de Inovação pela Universidade Federal de São Carlos, Diego exerce o cargo de chefe de serviços automotivos para América Latina na Robert Bosch Ltda.


Eduardo Alvarez

Tirreno

Gerente da divisão Automotiva da Tirreno, formado em Engenheira Química pela Faculdade Oswaldo Cruz – SP e pós-graduado em Marketing pela ESPM – SP. Eduardo possui 25 anos de experiência em produtos químicos para indústria automotiva, com ênfase em Fluidos para Freio e Aditivos de Arrefecimento, atuando desde o desenvolvimento do produto até sua aplicação. Trabalhou juntamente com a engenharia das montadoras no desenvolvimento de Aditivos de Arrefecimento e aplicação desses produtos no aftermarket.


Fabio Delatore

FEI

Professor adjunto com 14 anos de experiência lecionando em cursos de Graduação e Pós-graduação em Engenharia nas mais importantes universidades do Brasil, nas áreas de Eletrônica Automotiva e Controle e Automação. Além disso, coordena o desenvolvimento do projeto Formula SAE Elétrico FEI desde 2013, contribuindo com o desenvolvimento do sistema de powertrain e dos sistemas eletrônicos / software. É integrante do comitê técnico de segurança dos carros de F1 do GP Brasil.  


Fernando Marcelino Pereira

Delphi Tecnologies

Técnico de suporte ao cliente da Delphi Technologies, Fernando possui mais de 25 anos de experiência no mercado automotivo, com grande expertise sobre motores do ciclo Otto e Diesel, além de ser especialista em desenvolvimento de Data Set, telemetria e scanners. Na Delphi Technologies, ministra cursos de sistemas Diesel e Injeção Eletrônica.


Gustavo Donato

FEI

Doutor em Engenharia pela POLI-USP, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP EAESP e graduado em Engenharia Mecânica pela FEI. É professor titular e pesquisador da FEI, onde atua desde 2008. Atualmente, é coordenador de Inovação FEI, já tendo atuado como chefe de departamento e coordenador do curso de Engenharia Mecânica por alguns anos. Tem experiência em Engenharia Mecânica, Inovação e Tendências, sendo a mobilidade uma das áreas de interesse.


José Sidonio Pascoal Neto

Mobil

José Sidonio Pascoal Neto é engenheiro e consultor técnico da marca Mobil e de sua rede de distribuidores no Brasil. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), José tem experiência de mais de 30 anos no mercado de lubrificantes e lubrificação – automotiva e industrial, com trabalhos desenvolvidos na engenharia de campo, marketing, vendas, suporte e capacitação técnica em geral, sendo 27 anos dedicados à Mobil.

 


Layla Silva Rosa

Valvoline

Especialista em lubrificantes, Layla possui Bacharelado em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz e Especialização em lubrificantes e aditivos pela Wickliffe, dos Estados Unidos. Possui experiência no desenvolvimento de óleos lubrificantes industriais e automotivos para Ciclo Otto e Ciclo Diesel, com passagens anterior por empresas como Usiquimica do Brasil, Óleo Montreal e Promax.


Luiz Carlos Cerqueira Napoleão

Marelli

Técnico Automobilístico formado pela escola Senai - Conde José Vicente de Azevedo/SP, Luiz Carlos Cerqueira Napoleão possui experiência no diagnóstico automotivo computadorizado, sistemas de suspensão e análise laboratorial de peças. Atua há 18 anos como técnico automotivo na Marelli, capacitando profissionais da área, ministrando treinamentos e palestras.


Luiz Fernando Oliveira

Renault

Chefe de Projetos de Veículos Elétricos na Renault do Brasil com perímetro América Latina, Engenheiro Mecânico formado na FEI e Pós-Graduando em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos, Luiz soma 22 anos de experiência na indústria automotiva, atuando em processos de fabricação e gestão de projetos. Atualmente, está focado no ecossistema da mobilidade elétrica, atuando no desenvolvimento de políticas públicas, conectividade, sistemas de recarga de baterias e capacitação de mão de obra para desenvolvimento de novos projetos e mercado de reparação.


Miguel Fonseca

Toyota

Nascido em Porto, Portugal, Miguel Fonseca é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnico Lisboa. É o atual Regional Officer da Toyota para a América Latina e Caribe (TLAC), responsável pelas áreas comerciais e mobilidade desses mercados. Antes, atuou em outras áreas na Toyota do Brasil e em diversas subsidiárias na Europa. Antes da Toyota, ocupou funções de liderança na Ford Portugal e Espanha, na Citroën de Portugal, além de ter sido CEO e Chairman da Fiat Auto em Portugal.


Nelson Cró

PSA

Nelson Cró é formado em Engenharia Mecânica e tem mestrado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Entrou no Groupe PSA como estagiário na França em 2010. Hoje, é o responsável pela prestação funcional dos motores da família EB Flex e especialista em combustão.


Pedro Elias Sachet

Iconic

Consultor técnico de negócios na Iconic (joint venture Ipiranga e Chevron), Pedro Sachet possui oito anos de experiência no segmento de transportes e industrial, com ênfase nas aplicações de combustíveis e lubrificantes. Graduado pela Universidade Federal do Paraná em Engenharia Industrial e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV, atua na área de desenvolvimento e aplicação de tecnologias desenvolvidas pela Texaco Lubrificantes para o mercado nacional e de exportação.


Peter Herbsthofer

ZF

Peter Herbsthofer é Engenheiro Eletricista, graduado pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS. Atualmente exerce o cargo de Representante de Serviço Técnico na Divisão Aftermarket da ZF do Brasil, responsável pelos treinamentos técnicos de transmissões de veículos comerciais, desenvolvimento de apresentações e ferramental específico e suporte à rede de concessionários. Já exerceu o cargo de Instrutor Técnico na ZF Friedrichshafen AG, na Alemanha; e de Engenheiro de Aplicação, na ZF do Brasil. 


Rafael Carvalho

Total Lubrificantes

Rafael é engenheiro mecânico pós-graduado em motores de Combustão Interna. Atualmente, está cursanso MBA em Engenharia de Produto e Serviços na USP. Em sua carreira, já passou por grandes companhias do segmento automotivo e hoje integra o time de Produto da Total Brasil, com expertise em aplicação de produtos, assistência ténica, treinamentos e Marketing de Produto.

 


Ricardo Dilser

FCA

Ricardo Dilser é assessor técnico e gerente de Comunicação Corporativa/Imprensa Produto da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para América Latina. Começou a carreira como repórter, passando pelas redações de Oficina Mecânica, Quatro Rodas e Motor Show, onde ficou por mais de 10 anos como editor técnico. Entre 2002 e 2008 foi piloto profissional de competição, tornando-se tricampeão brasileiro na categoria Endurance. No ano seguinte, iniciou o programa Direção Segura, plataforma ligada a técnicas de direção mais consciente, formando mais de 6 mil pessoas em todo o Brasil. Em 2011 passou a integrar a equipe de Comunicação Corporativa da Fiat e, em 2017, se tornou líder do time de Comunicação Produto. 


Werner Heinrichs

Continental

Analista de Qualidade Senior e Especialista de Treinamento da Continental, Werner Heinrichs tem experiência de mais de 20 anos no ramo automotivo. Também possui experiência em coordenação de cursos de automobilística no SENAI e no CETEP, por dois anos, atuação internacional na Alemanha e experiência em sistemas modernos de frenagem pela ATE Freios. Também coordena cursos de sistemas de injeção eletrônica pela VDO.